Construa uma corda bamba e ajude o equilibrista a manter seu centro de gravidade para que ele não caia.

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Preparação

  • Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (ou seja, forças equilibradas e desequilibradas devido à gravidade) em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o por meio do material do aluno online.
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  • Facilite uma discussão sobre a gravidade.
  • Faça perguntas como:
    • O que é a gravidade? (É uma força que puxa tudo para o chão.)
    • O que é andar na corda bamba? (A habilidade de caminhar ao longo de um fio fino ou corda.)
    • De que habilidade um equilibrista precisa para ter certeza de que não cairá? (Bom equilíbrio.)
    • O que é que mantém um equilibrista “na corda bamba”? (Contanto que eles fiquem equilibrados no topo da corda, a corda empurra os pés do caminhante para evitar que caiam.)
  • Diga aos alunos que eles construirão uma corda bamba.
  • Distribua um conjunto para cada grupo.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo do oscilador da corda bamba. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
  • Quando os alunos terminarem de construir, apresente o desafio do teste.
  • Explique que os alunos se revezarão no teste do centro de gravidade do equilibrista. Eles deslizarão os blocos com peso ao longo do mastro de equilíbrio ou adicionarão ou removerão blocos em cada lado do mastro para tornar a miniatura do andador equilibrado ou desequilibrado.
  • Peça aos alunos que desenhem em suas planilhas. Eles devem observar quais blocos colocaram em cada lado do mastro do equilibrista, mostrando como eles o tornaram equilibrado e desequilibrado. Lembre-os de indicar se o mastro é mais comprido ou mais curto em um lado.
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Explicar

  • Reúna os alunos para revisar e discutir o que eles construíram.
  • Faça perguntas como:
    • O que você notou sobre o equilíbrio do equilibrista e como ele mudou quando você moveu o mastro?
  • Explique que a gravidade é a força que puxa os blocos com peso para baixo dos braços ou do mastro do equilibrista. Isso ajuda a equalizar o peso em ambos os lados para que ele possa manter seu centro de gravidade e não seja puxado para baixo, o que o faria cair.

Elaborar

  • Peça aos alunos para explorarem seu centro de gravidade:
    • Peça-lhes que fiquem em 1 pé, com o outro pé no chão. Diga-lhes para começarem a levantar o pé que está levantado para ver quanto tempo conseguem ficar em pé antes de perder o equilíbrio. Peça-lhes que tentem fazer isso com os braços ao lado do corpo e, em seguida, novamente com os braços bem abertos. O que é mais fácil?
    • Escolha um ou dois alunos e peça-lhes que fiquem em pé com o outro pé levantado. Em seguida, peça-lhes que experimentem enquanto seguram um livro ao lado.
    • Pergunte de que maneira eles sentiram a maior atração da gravidade e de que maneira pareceram mais equilibrados.
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas estações de trabalho.

Evoluir

  • Faça perguntas de orientação para incentivar os alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgiram ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos na descrição do centro de gravidade, forças equilibradas e desequilibradas.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades, por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o tijolo que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: Acho que posso descrever o que significa “empurrar” e “puxar”.
    • Azul: sei que posso descrever o que significa “empurrar” e “puxar”.
    • Roxo: posso descrever e explicar o que significa “empurrar” e “puxar”, e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em seus pequenos grupos, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho em grupo.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você….
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre quando você….
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Dicas

Dicas para modelos

  • A pequena roda na parte inferior do equilibrista na corda bamba pode ser difícil de encontrar. Está na bandeja com os elementos pretos e cinzas.
  • A pequena roda do equilibrista na corda bamba é muito difícil de remover. Não precisa ser desmontado, então diga aos seus alunos para deixarem esses elementos montados. Certifique-se de que seus alunos nunca tentem separar os elementos usando os dentes!
  • O comprimento dos eixos do modelo é medido em pinos LEGO ® . Demonstre como medir o eixo de 16 pinos alinhando-o com uma placa branca de 16 pinos, destacando que o eixo tem 16 pinos.

Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Faça com que os alunos realizem um teste no qual colocam os mesmos blocos em cada lado do equilibrista na corda bamba e, em seguida, os substituam por blocos diferentes para observar a força da gravidade

Aumente a dificuldade:

  • Desafie seus alunos a fazer um jogo de centro de gravidade em que cada aluno escolhe o lado esquerdo ou direito do mastro, que é centrado no equilibrista
    • Os alunos se revezam escolhendo 5 elementos de tijolo, usando-os para tentar inclinar o equilibrista na corda bamba para o lado
    • Os vencedores terão escolhido e anexado os elementos mais pesados

Extensões

(Observação: isso exigirá mais tempo.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça aos alunos que trabalhem em equipes de 2 para escrever perguntas uns para os outros sobre como equilibrar o equilibrista.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.