Quem não conhece o famoso Pacman?

 

Esse sem dúvidas é um dos jogos mais famosos do mundo, inicialmente feito pela produtora Namco para Arcade perto de 1980, o jogo se espalhou para diversos consoles e teve muitas novas versões, mas sua essência será sempre a mesma: uma cabeça redonda amarela que abre e fecha a boca para comer as pastilhas e fugir dos fantasmas ou caçá-los, dependendo da hora. Os games eram compostos por diversas fases e seu nível de dificuldade era gradual, muitas vezes, quando Pacman comia as pastilhas maiores, os fantasmas ficavam com medo e poderiam ser engolidos pelo Pacman.

Curiosidade: O Pacman também é um jogo sem fim… mais ou menos. Um fim nunca foi desenvolvido, basicamente ele termina logo depois da fase 255, ocorre um erro na fase 256 que impede que o jogador continue jogando”

Com a inspiração de Pacman, vamos criar Robotman, um robô que come ferramentas enquanto foge dos inimigos! No mesmo estilo do famoso jogo, esse game terá labirintos, pontos e vidas. Maneiro, não?

Conceitos a serem vistos:

  1. Vidas
  2. Fazer uma sprite como comida
  3. Usar uma condição para blocos escolhidos
  4. Loop de movimento (movimento no movimento)
  5. Como fazer um inimigo perseguir uma sprite

Veja o vídeo da programação do Robotman e crie um jogo com nomes e personagens que quiser:

Ficou próximo do que você esperava? O que você acha que pode ser mudado? Um mundo pode ser descob.. ou melhor, VÁRIOS MUNDOS podem ser descobertos no universo dos games, é só soltar a criatividade!

Algoritmo final aqui:

<

Robotman quer mais ação! Invente personagens fantasmas que serão os inimigos de Robotman na sua próxima aventura!

Temos uma missão para você:

  • Programe personagens fantasmas e crie um mapa como uma segunda fase, dessa vez sendo dentro de um castelo. O desafio da vez será criar um tipo de ”comida” que quando Robotman come, ele consegue ”comer” os fantasmas!
    Dica: Do mesmo jeito das ferramentas, crie um bloco que quando Robotman encostar, as sprites dos fantasmas não se tornem mais inimigas, mas sim alvos por um pequeno período de tempo, e enquanto as sprites forem alvos, Robotman pode destruí-las.