Conectar

Como funciona um alarme de intrusos?

Fonte: https://giphy.com/gifs/libertarian-OcrzJh9cKnyJG

O sistema de alarme de intrusos não é nada mais que um circuito elétrico, composto por uma fonte de energia (podem ser as tomadas), um ou mais sensores para identificar o intruso, e algum alerta sonoro e/ou luminoso. Os sensores podem ser tanto de distância, temperatura, luminosidade entre outros, e os alertas sonoros e luminosos podem ser auto-falantes e alguns led’s que podem girar e piscar chamando a atenção visual.

Fonte: https://tenor.com/view/minion-loudspeaker-gif-12005620

Curiosidade: Já ouviu em falar em alarme falso? É quando o alarme é disparado devido a uma leitura errada dos sensores, ou quando por exemplo, passam aves na frente desses sensores, assim acionando os alertas luminosos e sonoros sem um perigo real!

Construir

Materiais necessários:

  • Acesso ao MakeCode
  • micro:bit + cabo usb + bateria
  • 1 Buzzer
  • 4 cabos de ponta jacaré
  • Um pouco de papel alumínio
  • Um pote
  • Fita Adesiva
  • Cola quente (opcional)

Fazer um alarme de intrusos é muito difícil? Com o micro:bit não! Ainda mais para intrusos do nosso pote de doces! Esse tipo de alarme envolverá um pouco de papel alumínio para sabermos se o pote está sendo aberto ou não. Já imaginou?

A programação do nosso alarme será baseada na conexão do P1 ao GND, quando a mesma for desfeita, o alarme disparará (você entenderá na montagem). Siga os passos da programação:

  1. Dentro do bloco sempre, coloque um bloco se, que pode ser encontrado no menu Lógica
  2. Dentro do mesmo menu, pegue o sinal igual de comparação () e coloque no lugar de verdadeiro
  3. Agora no menu Loops, pegue o bloco enquanto verdadeiro executar, e coloque dentro do bloco se
  4. No lugar de verdadeiro, substituir pelo mesmo bloco de comparação <0=0>
  5. Agora desça até o menu Pins, que está dentro do menu Avançado, e pegue duas vezes o primeiro valor leitura digital pin P0, e arraste para o lugar do primeiro 0 das duas comparações já colocadas.
  6. Mude os ois P0 para P1
  7. Depois, vá para Música e pegue o bloco play melody (♫) at tempo 120 (bpm) e coloque dentro do bloco enquanto <leitura digital pin P1 = 0> executar
  8. Abra a melodia ♫ e coloque as seguintes notas
    Programado, faça o download e transfira o arquivo para o micro:bit. 

A montagem desse projeto é parecida com a aula anterior, com 2 cabos você conectará o buzzer ao P0, verifique os polos positivos e negativos. Siga o passo-a-passo a seguir:

  1. Conecte os cabos jacaré da seguinte forma:
    Pino 0 – polo positivo (+) do buzzer
    Pino 1 – solta por enquanto
    GND – lado negativo (-) do buzzer
    GND – solta por enquanto
  2. Coloque um pedaço de papel alumínio em uma das bordas do pote, grude com fita adesiva ou cola quente se o pote for de vidro. Nesse caso, foi colado o papel alumínio em cima de um pedaço de papelão para vermos melhor.
  3. Coloque outro pedaço de papel alumínio na tampa do pote, e garanta que quando fecharmos o pote, os papeis alumínio irão se encostar (se a tampa for de girar, apenas deixe a tampa por cima, sem girar, com os papeis alumínio se encostando).
  4. No cabo preso ao P1, conecte a ponta solta no papel alumínio da tampa. No outro cabo preso ao GND, conecte a ponta que está solta ao papel alumínio que está grudado no pote. Apoie o circuito completo atrás, até ficar dessa forma:

Conecte a bateria ao micro:bit e teste o alarme!

Contemplar e Continuar

Funcionou o alarme? Tá na hora de otimizar!

Fonte: https://giphy.com/gifs/alert-the-deep-elHDhmQ4GDHIUAWPNs
  • Deixe o pote de doces de outro lado e eleve o nível! Faça um alarme de geladeira, dessa vez com um sinal luminoso também. Você pode escolher entre dois programas: alarmar quando alguém abrir a geladeira ou quando alguém deixar a geladeira muito tempo aberta.
Fonte: https://tenor.com/view/mib-geladeira-esquecer-gif-6154944

No primeiro caso a programação ficará bem parecida, no segundo caso o programá só funcionará se houver uma diferença na luz do ambiente dentro e fora da geladeira (se ela tiver luz interna melhor ainda). E também não precisaremos do P1, apenas do sensor do luz interno do micro:bit.