Conectar
Você sabe como funciona uma campainha?
Fonte: https://giphy.com/gifs/boxycharm-Ke340hwsj22JAy3RT3
Bom, as primeiras campainhas elétricas inventadas eram baseadas em um interruptor, um eletroímã, uma campânula (parte redonda grande), um martelo e um gerador de corrente. Seu funcionamento era: quando o botão da campainha era pressionado, o interruptor passava a corrente (energia) pelos fios, essa energia era aumentada pelo gerador, que depois de aumentada ”puxava” o eletroímã preso no martelo fazendo com que ele batesse na campânula. Com a colisão dos dois, a campânula ressoava um som que poderíamos ouvir alto e nitidamente.
Fonte: https://www.santavelharia.com.br/peca.asp?ID=7033460
Mas tem um jeito muito mais fácil de termos uma campainha hoje em dia, inclusive que pode ser controlada pelo próprio micro:bit! O nome do dispositivo é Buzzer, e é composto por 2 partes de metal e uma terceira de um certo tipo de cristal, que quando recebe energia, pode emitir frequências sonoras dependendo da intensidade da energia. Veja abaixo exemplos de Buzzers que podem ser encontrados à venda.
Fonte: https://aprendiendoarduino.wordpress.com/2019/03/03/buzzer-con-arduino/
Curiosidade: o buzzer está presente em diversos tipos de aparelhos, como as campainhas, computadores, despertadores e até carros. Muitas vezes emitindo um bip para confirmação de alguma ação, como por exemplo: quando você coloca um pendrive no computador ou no carro.
Construir
Materiais necessários:
- Acesso ao MakeCode
- micro:bit + cabo usb + bateria (opcional)
- 1 Buzzer
- 2 cabos de ponta jacaré
Como existem vários tipos de buzzer, é necessário identificar os polos positivo e negativo de cada variação desse componente. Normalmente ele está bem identificado com um símbolo de (+) o lado positivo e estar escrito GND (-) para o lado negativo. Em outros casos, terão dois fios (o fio preto representa o GND e o vermelho o lado positivo) ou apenas duas perninhas como nessa foto, onde a perna maior representa o lado positivo, e a menor o lado negativo.
A montagem do circuito é bem simples, com os cabos jacaré conecte o pino P0 ao lado positivo do buzzer, e o GND no lado negativo (que também têm nome de GND).
Fonte: https://www.teachwithict.com/piezo.html
A programação ficará nos seguintes passos:
- No menu Entrada, pegue o bloco no botão A pressionado
- Dentro do menu Música, pegue o bloco reproduzir tom C Médio por 1 batida
- Para mudar a nota musical, clique em cima dela, vai aparecer um mini piano, passe o mouse por cima das teclas e veja o nome delas. Mude C Médio para C# Agudo e 1 batida para 1/2 batida
- Depois coloque o mesmo bloco e altere para A Médio e por 1 batida
Após isso, a campainha feita com o micro:bit e um Buzzer vai funcionar! Use-a na porta de casa e veja se alguém te atende!
Contemplar
Como você já sabe, o buzzer pode emitir frequências sonoras diferentes, essas frequências têm um valor numérico como por exemplo 440 Hz (hertz), e as notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) tem suas próprias frequências. Nesse caso, a nota A (Lá), tem o valor de 440 Hz, e a cada 25 Hz você têm a nota consecutiva!
Fonte: https://tenor.com/view/escuchar-musica-notas-gif-5958966
Continuar
- O desafio agora é explorar o MakeCode no menu Música, teste os blocos e tente fazer um ritmo legal! Utilize esse ritmo para fazer uma música para o buzzer tocar quando a campainha for tocada. Depois, teste o buzzer junto com o micro:bit para ouvir as notas musicais e a música de campainha!